sexta-feira, 19 de abril de 2013

19 de abril - Dia do Índio (!!!)






Apesar de eu saber (muito pouco por sinal) da história da minha origem, até hoje nunca consegui saber de qual tribo ou de qual região brasileira realmente descendo, já que como reza a lenda na minha família, minha bisavó materna foi raptada pelo filho do dono da fazenda e para se casarem e constituir família, (isso não era aceito, já que índias eram no máximo concubinas ou escrava domésticas dos coronéis), tiveram que fugir do estado. E também por ignorância da minha própria família, esse orgulho não foi perpetuado.

Eu, descendente indígena, brasileira, nunca me senti homenageada em grau nenhum nesse dia e nem acho que tenhamos que comemorar nada e acho UM único dia muito pouco para que sociedade tome consciência da importância desses povos. Nesse país, que não respeita, não conserva e muito menos promove a sua própria cultura, esse dia para mim é mais uma palhaçada, como todas as outras datas que não passam de " datas comerciais".

É sabido por todos que a cultura indígena brasileira é rica, linda e ainda muito pouco estudada como deveria realmente ser, lembro-me que na escola no dia do índio, éramos fantasiados de índios americanos e não sul-americanos.

Essa ignorância cultural, esse medo ou vergonha ainda impera na nossa sociedade, os indígenas são marginalizados, violentados, escravizados, taxado como vagabundos que não gostam de trabalhar, de produzir, as pessoas não entendem que o que eles produzem, caçam, plantam é somente para o consumo próprio e não pra acumular riquezas.

Enfim, se eu for escrever tudo que realmente penso, ainda mais com os últimos acontecimentos, ficaria horas aqui.

Então vai ai meu desabafo!!

Nenhum comentário: